5 de maio de 2014

Ciudad Mitad del Mundo

Foi em 2008 que tive a oportunidade de ir para o Equador a trabalho, nesta viagem conheci a Ciudade Mitad del Mundo - onde estive em dois hemisférios ao mesmo tempo, exatamente na famosa linha do Equador.



Esta viajem vai ficar pra sempre na memória! Não somente pela experiência incrível no Museo Etnográfico Mitad del Mundo (que logo mais abaixo vou explicar direitinho), mas também por ter sido a primeira e única vez, em 12 anos de carreira, que eu desejei nunca mais ter que viajar a trabalho e literalmente pedi as contas para meu chefe no meio da madrugada!!

Senta que lá vem história - porém esta é verídica!

Pense em estar fora de casa há dois meses (um mês entre Portugal, Espanha e Franca e outro mês na China - a trabalho!!!), sem feijão e bife acebolado, sem praticamente ver o sol, em um frio de -20 graus (isso mesmo!!) e então, finalmente chega o dia de ir pra casa!!

Lar doce lar - ai vou eu - meu vôo chega as 6:00 da manha em Guarulhos, horário que você não quer nem ver o freeshop, só quer pegar sua mala e ir tomar um banho!
A mala está toda quebrada, tudo bem, sem stress, vou preencher o formulário e pegar a autorização da cia aérea para o conserto da mala - 40 minutos mais tarde e finalmente estou no taxi a caminho de casa.

É São Paulo, então a marginal já está parada - sem stress.
Tomar banho, tomar café da manha e desfazer a mala - ops! desfazer a mala não dá, pois já estou atrasada para o trabalho.

Por volta das 10:30 já estou entre um email e uma carta de credito ou uma aprovação de transporte, até que recebo a ligação do meu chefe.
- Ludmila, você sabe sobre aquela entrega tal que fizemos para a fabrica X no Equador o mês passado?
- Sim, precisa de algo?
- Preciso do pagamento!! O cliente ligou e disse que a documentação estava errada, portanto ele teve problemas na alfandega. Resolva isso, corrija o tal documento e envie para o banco para podermos receber o pagamento que esta bloqueado.

Como nem tudo são flores, obviamente não consegui resolver ate o almoço, como meu chefe gostaria - e não conseguiria faze-lo nem mesmo por um milagre!!! Pois o que tinha que ser feito, estava pendente no Equador! Lá em Quito, destino da passagem que a secretária me entregou pouco após o almoço, avisando que o taxi me buscaria em casa dentro de três horas.

Então, lá vou eu percorrer o mesmo caminho que havia feito aquela manha, porem no sentido contrario da Marginal, destino ao aeroporto.

Lógico que uma quase péssima viagem tem sempre um vôo atrasado, e assim foi o meu!
Talvez nem tenha demorado tanto assim, mas foi o suficiente para o atendente da cia aérea compreender o quanto eu estava frustada de ter que ficar esperando horas pelo vôo (traduzindo: eu reclamei muito...).
Resultado: Ganhei um upgrade e foi meu primeiro voo na primeira classe!

Ditado do Post: "Quem tem boca vai a Quito, de primeira classe!"


Já em Quito, fui direto para o hotel. Tinha uma mala pequena, pois minha estada não demoraria mais que 2 dias.

Na manhã seguinte, logo cedo já estava a caminho da Avenida Amazonas para resolver o tal problema da documentação.
Lá fui informada que deveria ir direto na fabrica, onde fica o arquivo de importação. Sem stress - são apenas 100km de Quito.
Chego na fabrica em Otavalo, na província de Imbabura e sou recepcionada por uma chinesa, isso é que é globalização!
Depois de 4 horas de procura, documento em mãos, volto para Quito debaixo de uma tempestade.

A chuva foi tanta que as ruas estavam alagadas e eu tive que ficar no hotel por mais 2 dias.

A viagem que deveria ser um bate e volta de 2 dias, já durara 3.


De volta a avenina Amazonas, fui informada que somente o despachante poderia fazer o recolhimento do imposto devido, e para a minha surpresa o endereço no papel dizia: Guayaquil. Pois é, atravessar o Equador de norte a sul não estava previsto, nem roupa limpa eu tinha mais!! Mas trabalho é trabalho e como dizia meu chefe: "dias melhores virão, mas é isso que tem pra hoje". Vou para Guayquil.

O dia em Guayaquil rendeu, apesar da chuva forte, e eu finalmente havia concluído meu trabalho.

No aeroporto, aguardando para voltar á Quito, mais um vôo atrasado, desta vez devido à chuva - sem stress. Até que por volta das 23:00h, o vôo é cancelado. MUITO STRESS!!!! Para piorar, não havia taxi devido a chuva que havia piorado e lá estava eu, já dormindo nas cadeiras do aeroporto.

Momento certo para ligar para o chefe e pedir as contas!! A resposta dele?
- Tira um dia de férias ai, volta com meu documento e a gente conversa depois. No stress. Boa viagem.


No museo Intiran, na original linha do Equador, um dos experimentos é andar pé ante pé, de olhos fechados, aqui as forças centripeta e centrifuga possuem uma ação diferente no equilíbrio das coisas, portanto a gente nâo consegue andar em linha reta.
 

Bem vindo a linha do Equador

No museo há também a demonstracão do teste da água caindo na pia, eles colocam uma pia, voce joga umas folhinhas na água e com o ralo aberto, no hemisfério sul a água forma o redemoinho e cai em sentido horário, no norte, anti-horário e exatamente acima da linha do equador ela cai direto, sem redemoinho algum!!

No Equador, nosso peso é menor do que em qualquer outro país, pois este é ponto mais distante do centro da terra, portanto a força da gravidade é menor.

Calculado por GPS - latitude 0º0'0" do mundo

Outra atração do parque é o passeio pelas ocas e explicação sobre a cultura de tribos equatorianas, ervas, frutas e animais. Vale a visita!!

 Exposição e técnicas das tribos amazônicas tzan-tzas que depois de guerras entre tribos, o vencedor tinha como troféu a cabeça do líder da tribo que perdia a guerra.

Exposição das famosas cabeças encolhidas nos rituais pós guerra.













Nenhum comentário:

Postar um comentário