27 de abril de 2014

China (Shenzhen) - 2009

Em 2009 fui primeiro à província de Guangdong (Cantão), em Shenzhen, bastante próximo à Hong Kong. Uma cidade muito rica, mas como todas as outras na China, coberta pela névoa da poluição.
Além de um gigante centro comercial e de ser sede da maior feira de comércio exterior do mundo, a cidade também é universitária.
Visitei a feira Canton Fair - a maior feira multissetorial do mundo- por 4 dias, dos quais 2 por 11 horas seguidas, percorrendo mais de 120 stands atrás de novos fornecedores para empresa que trabalhava na época.
Apesar de cansativo, a experiência adquirida em negociar com chineses é absolutamente incrível.


Porém, mesmo em meio à névoa de todos os dias (dificilmente vê-se o sol na China), há diversos lugares incríveis, onde a arquitetura milenar oriental se encontra com a arquitetura moderna



Uma das riquezas da China ainda é o Jade e as esculturas e adornos de jade são fascinantes



Além dos parques com jardins perfeitos...



Há milhares de anos de história nas ruas da china, inclusive nos telhados, histórias contadas nos mínimos detalhes



Parece a Rua 25 de Marco, não?

De Shenzhen segui para província de Zhejiang para visitar fábricas, viajando por diversas cidades (que pra chinês é pequena, mas tem em média 1 milhão de habitantes).


Um comentário:

  1. Ludmila, parabéns pelo blog. Quem sabe um dia se transforma em livro em papel, com suas andanças pelo mundo, as curiosidades observadas, as comidas, os passeios etc. Um amigo criou um blog sobre postais, cada dia incluirei um postal antigo do mundo inteiro. Veja em http://operamundi.uol.com.br/blog/postaisdomundo/madrid-alcala/
    Também tenho um blog pessoal, na UOL. E um fotoblog, também na UOL. Além disso, um facebook com fotos antigas de Martinópolis, o museuvirtualdemartinopolis.
    Tudo de bom. Passeie bastante, divirta-se bastante.
    José Carlos Daltozo - Martinópolis - SP

    ResponderExcluir