10 de maio de 2014

Risoto de Abacate

Essa receita é especial, pois é a minha criação favorita!!
Era uma vez... entre México e Chile... onde tudo era apimentado ou a base de abacate!! E como risoto é meu prato favorito, a inspiração foi: Riso de Abacate!!

Para esta receita, sempre uso o abacate tipo Hass, ou mais conhecido como Avocado Hass. Ele tem a casca mais áspera e bem mais escura que os demais tipos de abacate, também é menor e bem mais consistente que aquele grandão que normalmente todo mundo compra, sabe?

DICA: sempre que for fazer algo com abacates, seja essa receita, saladas, guacamole, etc; deixe sempre a semente do abacate junto com a poupa até a hora de fritar. Para guacamole por exemplo, deixe a semente até a hora de servir; pois assim, o abacate não escurece! Fica sempre verdinho.

Mãos à obra, super fácil, rápido e todos os que já comeram meu risoto de abacate até hoje dizem que é uma delícia!!

Fiz este risoto no último fim de semana, na Alemanha - em Regensburg - no feriado de 1° de Maio, na casa dos amigos - família Zwickl, e todo mundo foi pra cozinha!!!

Para o risoto de abacate:
- 2 Abacates tipo Hass
- 2 xícaras de arroz arbóreo (para risoto)
- 4 colheres de sopa de Azeite
- 1 cálice de vinho
- 1 litro de caldo de frango (pode ser de legumes, ou de carne se preferir) - Uso 2 cubinhos de caldo knorr mesmo, diluído em água quente.
- Pimenta vermelha - chile - a gosto (cuidado, pois a pimenta tipo chile é muito forte. Quem não gosta muito, pode usar como alternativa umas gotinhas de Tabasco só para dar sabor)
- 3 dentes de alho amassado
- 1 cebola pequena
- 2g Açafrão (Mediterrâneo) -quem não tiver ou não encontrar, pode usar o 1 colher de café do açafrão brasileiro (cúrcuma)
- Coentro picadinho
- 1/2 xícara de queijo parmesão ralado (queijo mussarela ralado - tipo para pizza - também fica uma delícia)

Preparo: A receita rende para 4 pessoas (bem servido).
Corte a poupa do abacate em cubinhos e separe.
Em uma frigideira, aqueça a metade do azeite, junte o alho amassado e o abacate, tempere com sal a gosto ou meio cubinho de caldo de carne. Frite até que o alho esteja bem dourado (quase moreninho). Reserve.

Em uma panela, aqueça a outra metade do azeite e frite a cebola picadinha. Junte o arroz arbóreo e refogue até que ele fique transparente.
Adicione o vinho, mexa bem até que o vinho evapore.
Logo em seguida, adicione uma parte do caldo, o Açafrão e a pimenta (ou tabasco) e deixe ferver. Daí, vá acrescentando o restante do caldo, até o arroz estar ao dente.
Quando o arroz estiver ainda ao dente, acrescente o abacate frito, mexa bem, e coloque mais um pouquinho de caldo para o abacate amolecer.
Retire o arroz do fogo, acrescente o coentro picadinho e 1/2 xícara de queijo parmesão ralado, misture bem e pronto! Basta servir com acompanhamento de sua preferência.

Caldo de frango, abacate frito no alho, arroz arbóreo frito com cebolo, para o paladar; açafrao, pimenta vermelha e coentro! Risoto de abacate da Lud!!

Este é o abacate tipo Hass, de casca mais escura e áspera, porém excelente para qualquer receita.

Este é o açafrão original, que é o pistilo de uma flor típica do Mediterrâneo. A flor de cor roxa produz em seu miolo pequenos filamentos de cor laranja que possuem um perfume muito forte e uma cor muito intensa. como a colheita é manual, o açafrão é extremamente caro!! Para produzir um quilo de açafrão são plantadas de 60 a 80 mil flores! Entao, 2 gramas aqui, a gente paga o equivalente a R$8,00. 

Super queridos, jantar delicioso!! A Sandra mandou muito bem no frango assado com cebola roxa e o Stephan nao fugiu na hora de descascar cebola, alho, cortar o coentro, etc!!

Cozinhando na casa dos amigos Zwickl!!

Sandra Zwickl!! Um brinde a minha viagem de 1° de Maio, que foi maravilhosa e com comidinhas deliciosas! 




Nenhum comentário:

Postar um comentário