26 de abril de 2014

Vamos combinar - a cozinha é sem dúvida o melhor cômodo da casa! Pelo menos na minha!!
Onde me reuno com amigos, onde o Oven Stories começou, onde testo minhas receitinhas entre uma taça de vinho e outra (cerveja raramente, mas um martine quando a Flori vem é mandatório!); onde tenho a maior parte das minhas fotos de viagem penduradas nas paredes ou na geladeira :) Pois é, EU TENHO O PÉ NA COZINHA SIM :)

Imagina um frango com risoto D-E-L-I-C-I-O-S-O... e ainda por cima, super facil de preparar!
Essa receita eu adaptei de um prato servido em Piran na Eslovenia :)
Deixei com carinha de brasileiro, adicionando caçacha na marinada do frango.

RISOTO DE COUVE-FLOR, ACOMPANHADO DE FRANGO MARINADO E ABROBRINHA RECHEADA

Para o risoto:

ferva um litro de caldo de legumes, acrescente as florzinhas e caule de uma couve-flor picadinhos, abaixe o fogo. Numa outra panela refogue meia cebola picadinha e dois dentes de alho amassados numa mistura de 1 colher de manteiga e uma de azeite. Acrescente 1 xícara de arroz arborio (ou tipo carnoli)e refogue até ele ficar transparente. Aqui esta o segredo deste risotto: acrescente 1/2 xícara de dry vermouth (martine) e refogue até a bebida secar. Daí, vá acrecentando o caldo de legumes com a couve-flor, até o arroz cozinhar (eu prefiro ainda quando está ai dente) e o caldo acabar. Vá amassando a couve-flor durante o processo, mexendo sempre com uma colher de pau. Retire o arroz do fogo, acrescente 1/2 xícara de queijo parmesão ralado, sal e pimenta do reino a gosto e sirva quentíssimo com o frango.

Para o frango:

Separe a quantidade desejada de peitos de frango (eu fiz com 4 peitos), coloque em um saquinho (daqueles de congelar comidas), tempere com sal e pimenta do reino a gosto, adicione 3 dentes de alho amassados, 3 colheres de sopa de geleia de damasco (se não tiver de damasco, use de laranja que é comum no Brasil) e um copo de caçacha (eu usei a Pitú, pois é a unica que eu achei em supermercado aqui na Austria, feche o saquinho e deixe na geladeira por meia hora. Depois é só fritar eum uma panela na temperatura alta. Por causa do açúcar da geléia, o frango fica glace. Dica - coloque mais sal na marinada do que o costume.

Para a abrobrinha recheada:
Eu usei a abobrinha redonda (tronco), tinha uma carne moída temperada que sobrou do preparo de uma lasanha. Bem simples - refogue a carne moida como preferir (mas sem molho de tomate), retire o interior da abobrinha (pode guardar para usar emoutra receita), refogue a abobrinha no vapor de preferencia (basta colocar agua em uma panela alta e o escorredor de arroz ou macarrao no topo) e a abobrinha dentro do escorregador e tampe a panela - dentro de 10 minutos após a fervura, a abobrinha esta cozida. rechear a abobrinha com a carne moida, adicionar uma colher de requeijao 8aqui nao tem requeijao, entao usei cream cheese) e cobrir com queijo ralado ou uma fatia de mussarela. Levar ao forno ate que o queijo esteja gratinado.

Me faltam adjetivos para descrever o quanto esse jantar ficou delicioso.

Um comentário: